Uma coisa todo mundo sabe, a obesidade não faz bem para ninguém. São extremamente conhecidos diversos efeitos negativos que ela acarreta. Alguns deles são o aumento do colesterol, aumento de açúcar no sangue, problemas para respirar adequadamente, dificuldades no sono e outras questões arteriais prejudiciais.
Mas o que você não sabia é que a obesidade afeta o ato sexual também e de forma bastante negativa. É sobre isso que vamos falar em maiores detalhes aqui hoje.
Sem preconceitos
Este site fala principalmente de problemas que afetam a vida sexual masculina, problemas relacionados a saúde do homem, porém este artigo é um pouco diferente, porque a obesidade pode afetar tanto homens quanto mulheres e causa problemas diretos na vida sexual de ambos.
O excesso de peso pode acarrear a queda do hormônio testosterona, que está diretamente ligado ao desejo sexual. Com essa queda, cai também o desejo sexual, tanto no homem quanto na mulher.
Efeitos que causa no homem
No homem, pode causar problemas circulatórios e cardíacos, que podem afetar diretamente o a ação de manter uma ereção, dificultando isso. Também pode afetar a autoestima e levar a problemas psicológicos que acabam levando à problemas durante a elação sexual. Isso pode até mesmo causar a ejaculação precoce.
Pesquisas indicam que muitos dos homens que tem ejaculação precoce também estão acima do peso.
Efeitos que causa na mulher
Como disse no início, a obesidade não afeta somente a relação sexual dos homens, mas também das mulheres. Os problemas circulatórios também afetam as mulheres, nesse caso o fluxo sanguíneo pode não chegar adequadamente ao clitóris. Isso é bem ruim, pois diminui o prazer da mulher durante o ato sexual.
Como fica a situação do casal
Os efeitos do excesso de peso para o casal são extremamente negativos. Eles vão desde questões físicas que dificultam o ato sexual até a perda de confiança para se relacionar durante o sexo.
Com o excesso de gordura acumulada no abdômen, o que comumente chamado de barriga/pneu, acaba causando dificuldades na hora da penetração, diminuindo o prazer. Fora que existem posições sexuais que se tornam extremamente difíceis de serem praticadas.
Também é comum ocorrer que o homem tem a sensação de que o pênis está menor e isso o afeta psicologicamente. Afetando a relação do casal.
O que é necessário fazer?
Como vimos, a obesidade pode causar muitos problemas para a relação sexual. Porém, existem medidas que podem ser tomadas.
Melhorar a alimentação é a primeira delas. Além de praticar atividade física. Esses são os pontos essenciais para uma melhora de forma geral.
O que vocês também podem fazer é procurar ajuda de um bom profissional. Nutricionistas são indicados para esses casos, além de outros profissionais especialistas.
O acompanhamento com um psicólogo também pode ajudar, principalmente se houver caso de depressão ou outros problemas psicológicos que estejam afetando o casal.
Os benefícios das mudanças de hábito e do acompanhamento especializado
Seguindo as orientações escritas acima muitos podem ser os benefícios tanto para o homem, quanto para a mulher.
A autoestima com certeza é um desses benefícios. A imagem que cada u tem de si próprio acaba tento uma melhora.
A confiança e a segurança durante o ato sexual deixam de serem tão negativamente influenciados. Além de poderem passar a experimentar novas posições que podem trazer ao casal ainda mais prazer.
Os níveis de colesterol e açúcar no sangue provavelmente começaram a cair e proporcionar mais saúde. Além da melhora na circulação sanguínea que ajuda a manter o homem a manter a ereção e a mulher a atingir o orgasmo.
Conclusão
Não brinque com sua saúde. Se você leu até aqui é porque provavelmente está em uma situação de obesidade. Então procure um especialista e comece a colocar em prática as ações para sua melhora.
Boa sorte para você!